sexta-feira, 23 de setembro de 2011

SMAS e Polícia militar: Operação contra o crack apreende 167 usuários

A SMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), em parceria com a Polícia Militar, recolheu 167 usuários de crack nas comunidades de Manguinhos e Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro. Só em Manguinhos, 98 pessoas foram apreendidas.

Os agentes foram recebidos a tiros e fogos de artifício, no início da manhã. Uma granada chegou a ser arremessada pelos traficantes, mas não explodiu. Entre os apreendidos, estavam inicialmente 31 menores. Porém, após o processo de identificação na DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente), o número diminuiu para 18.

Eles foram avaliados sobre a necessidade de abrigamento compulsório por equipe de médico, assistente social, psicólogo, psiquiatra, enfermeiros e educadores sociais. Seis foram diagnosticados com dependência e submetidos ao abrigamento.

Atuamos pela nona vez na região e o número de crianças localizadas caiu. Na primeira mincursão retiramos 21 adolescentes, desta vez apenas 6”, disse o secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Bethlem.

Desde março, a SMAS fez 37 operações de combate ao crack e retirou das ruas 1.704 pessoas (1.404 adultos e 300 menores). Bethlem garante que a prefeitura continuará com o recolhimento compulsório de menores, mesmo após críticas de entidades de direitos humanos e da OAB. “Não podemos brincar com a vida das pessoas”, defendeu.

A secretaria assumiu, no entanto, o compromisso de assinar Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Estadual para rever, já na próxima semana, como as operações são feitas. Um dos problemas é a condução dos jovens às delegacias sem ser constatado flagrante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário