domingo, 18 de setembro de 2011

Nova moeda começa a circular na Cidade de Deus

No primeiro dia em vigor, a moeda social CDD, que começou a circular no dia 14 deste mês na Cidade de Deus, recebeu R$ 1,8 mil de investimentos. Foi a quantia em reais que os moradores do bairro trocaram por CDDs, deixando surpresos os administradores do primeiro banco comunitário do Rio. Os 65 mil moradores da Cidade de Deus gastam anualmente mais de R$ 55 milhões fora da comunidade. O objetivo principal banco comunitário, inaugurado ontem pelo prefeito Eduardo Paes, é reter parte do dinheiro que seria gasto fora do bairro e incentivar a produção e consumo interno através do CDD.

Paes e o secretário de Desenvolvimento Econômico Solidário, Marcelo Henrique da Costa, estiveram ontem na Cidade de Deus para dar o ponta pé inicial da circulação da nova moeda, que a partir já é utilizado em mais de 70 lojas. Marcelo Henrique acredita que a iniciativa vá surtir efeito a longo prazo, de acordo com a adesão dos lojistas e moradores.

— É um projeto que será aperfeiçoado com o tempo. Vamos acompanhar de perto para ver o que funcionou e o que pode ter alterações — disse.

A presidente da Agência Cidade de Deus de Desenvolvimento Local e responsável pela gestão do banco comunitário, Ana Lúcia Pereira Serafim, disse que para o primeiro dia o saldo foi positivo.

— Foi ótimo porque os moradores participaram bastante. Ficamos todos surpresos com o movimento de troca de reais por CDDs — avaliou.

O gerente da Mercearia Santa Rita da CDD, Elder Machado, disse que os moradores ainda estão em fase de adaptação, mas que ontem houve uma boa circulação do CDD.

— A principal dúvida foi sobre os descontos oferecidos. Para incentivar, fizemos uma promoção: a pessoa que comprar com CDD ganha um cupom para concorrer a uma compra grátis — disse.

As cédulas — de 0,50, 1, 2, 5 e 10 CDDs —- só podem ser utilizadas dentro da comunidade e oferecem desconto de até 10% em alguns produtos. As notas, que trazem ilustrações de moradores notáveis da comunidade — como dona Geral da de Jesus (foto), tem o mesmo valor do real. Geralda oferece alimento a cerca de 40 pessoas carentes todos os dias.

No banco comunitário, os clientes também terão acesso a linhas de crédito, em reais, para investir em produção que será revertida em moeda de CDD. Na cerimônia de inauguração do CDD estavam presentes o secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer;o superintendente nacional de Programas Sociais da Caixa Econômica Federal, Ivan Domingues das Neves e a superintendente regional da Caixa, Nelma Tavares e o subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário