segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Áreas pacificadas terão bancos comunitário e moedas próprias

Alemão ganha agência popular em 2012, a exemplo do que já acontece na Cidade de Deus

O Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, ganhará um banco comunitário com moeda exclusiva, no início do ano que vem. O Governo do Estado, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, irá implantar uma agência popular, onde os moradores da comunidade poderão trocar o Real pela nova moeda e receber descontos de até 30% em compras feitas em estabelecimentos cadastrados. A ideia é levar desenvolvimento econômico a todas as comunidades pacificadas, a exemplo do Banco Comunitário da Cidade de Deus, inaugurado há uma semana pela Prefeitura do Rio.
O banco comunitário é igual a qualquer outra agência, onde é possível pagar contas como faturas de cartão de crédito, água, telefone e energia, e solicitar empréstimos sem juros para consumo ou produção. A diferença é que o banco local e a moeda especial ajudam a movimentar a economia da comunidade, além de aumentar a autoestima da população.
"As experiências internacionais de bancos comunitários e moedas sociais têm sido muito positivas para a geração de renda, o empreendedorismo e o desenvolvimento regional. E esses são três desafios que temos que cumprir nas comunidades pacificadas. A parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Solidário será importante para atingirmos os nossos objetivos", afirmou o secretário de Assistência Social, Rodrigo Neves.
O morador da Cidade de Deus Sidney Medeiros foi o primeiro a receber um empréstimo para montar a sua mercearia.
"Trabalho com vendas há 20 anos e queria ter meu próprio negócio. Fui ao Banco Comunitário e em poucas horas tive o meu empréstimo concedido. Vou abrir as portas nos próximos dias. Isso permitirá aumentar a renda da minha família", afirmou.
Com as notas exclusivas, ilustradas com os rostos de moradores da comunidade, a estudante Mariana Ribeiro aproveita os descontos concedidos para quem usa a moeda local. "Todos ganham: o comércio com propaganda, e nós com descontos", disse.

Projeto incentiva cooperativismo e geração de renda
O Banco da Cidade de Deus, primeira agência comunitária carioca com moeda exclusiva, o CDD, já começou a mudar a vida dos 65 mil moradores da comunidade da Zona Oeste do Rio. As notas, impressas em papel especial e com elementos que dificultam a falsificação, circulam com cinco valores diferentes: 0,50; 1; 2; 5 e 10. Elas valem o mesmo que o Real. A diferença está na hora de pagar as compras: o desconto para quem usar o CDD chega a 10%.
O objetivo do banco é incentivar o cooperativismo e fazer com que o dinheiro circule na região, gerando renda para os seus moradores.

 Fonte: Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário